O NESEF-UFPR registrou em vídeo uma síntese desde a criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia.

O documentário está dividido em três momentos, conforme descrição abaixo:

Há 20 anos o Nesef luta pela inclusão e permanência do ensino de Filosofia nas escolas. As atividades do núcleo ao longo de sua história podem ser divididas, basicamente, em três momentos. O primeiro, de 1997 até 2002, é o período em que a principal preocupação era a luta para tornar a Filosofia uma disciplina reconhecida no currículo do Ensino Médio. Nesse sentido, já em 1997, ainda em fase embrionária, o Nesef participa das primeiras discussões que levaram à construção do projeto de lei que propunha a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias da base curricular do Ensino Médio.

Com a retirada da Filosofia dos currículos pelo regime militar em 1971 (Lei 5.692/71) surge um amplo processo de discussão e de resistência que tem no movimento estudantil e sindical e no campo acadêmico com a criação, em 1976, da Seaf, um forte protagonismo. Este movimento foi impulsionado sobremaneira após a aprovação da LDB 9394/96. O inciso III do artigo 36 da LDB afirmava que todo/a estudante ao concluir o Ensino Médio deveria se capaz de demonstrar conhecimentos mínimos em Filosofia e Sociologia, mas não definia a forma como isso deveria acontecer. Essa indefinição abriu caminho para a apresentação do primeiro projeto de lei, apresentado pelo Deputado Federal (PR) Roque Zimmermann (in memoriam), com o intuito de alterar este artigo tornando a Filosofia e a Sociologia disciplinas obrigatórias do currículo do ensino médio.

O projeto tramitou entre 1997 até 2001 quando foi vetado pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Após o veto novo projeto com o mesmo conteúdo e propósito passou a tramitar no Congresso Nacional e, em 2008, foi aprovado e sancionado pelo vice-presidente da República José de Alencar.  Em 2016, logo após o golpe midiático-jurídico e parlamentar que depôs a presidenta Dilma Roussef, Michel Temer baixou a MP 746/12/2016 na qual propôs a reforma do ensino médio que altera substantivamente o teor e a estrutura deste nível de ensino. Em fevereiro de 2017 foi publicada no Diário Oficial a Lei 13.415/17 com a promessa de entrar em vigor dois anos depois. Com a recente aprovação da BNCC do Ensino Médio, as disciplinas curriculares, exceto a Língua Portuguesa e Matemática, sofreram o maior ataque já visto da história da educação brasileira desde a República Velha. A Filosofia – assim como as disciplinas de Artes, Sociologia, e Educação Física -, passa a ser compreendida como “estudos e práticas” sendo-lhe retirando o caráter de disciplina curricular.

O segundo momento forte de atuação do Nesef ocorre entre os anos de 2003 e 2010, período que ocorreu uma aliança entre os segmentos progressistas do campo acadêmico, sindical e das gestões de governo tanto na esfera estadual como federal. Houve, no nosso entendimento, uma confluência de interesses em torno da implementação de um projeto educacional em defesa da ampliação da participação efetiva e democrática dos/as professores/as e gestores no debate publico das políticas educacionais.

Período este que marca a defesa da escola pública e gratuita para todos/as e com qualidade socialmente referenciada. Nesse sentido, destaca-se a participação do Nesef na construção do documento das Diretrizes Estaduais de Filosofia, no acompanhamento da produção do Projeto Folhas e do Livro Didático e na construção da Antologia de Textos Filosóficos. Também cumpriu importante função dentro da UFPR seja em relação ao estudo de textos e debates em torno do ensino da Filosofia seja da produção acadêmica de dissertações e teses voltadas à educação filosófica, principalmente a partir de 2005.

Por fim, pode-se falar de um terceiro momento marcante de atuação do Nesef que ocorreu entre os anos de 2011 e 2018, período em que se consolidam algumas das mais importantes atividades desenvolvidas pelo Nesef: a Revista do Nesef Filosofia e Ensino – hoje com 13 edições publicadas; a formação do G-FIL (Grupo de Educação Filosófica) responsável pela leitura, debate e estudo de textos relacionados ao campo de educação filosófica (grupo que se reúne sistematicamente todas as quartas-feiras); Nesef/CNPq, desde 2009; a criação e consolidação do G-CINE (Grupo Cinema e Filosofia) que possui hoje dois cineclubes com sessões mensais programadas: Cineclube Jogo de Cena e Cineclube Itinerante; formação do G-FILO (Grupo de Filosofia Outras) que funciona com uma programação mensal sistemática na sede do IFIL; criação do G-EEP (Grupo Estudos de Economia Política) que vem organizando debates, a partir de 2016, sobre a política econômica e educacional e a leitura do Livro I d’O Capital, de Marx; criação e consolidação do jornal O Sísifo criado em 2017 e lançado oficialmente em junho/2018 com edições e publicações periódicas publicizadas no início de cada mês.

Veja o vídeo institucional e conheça mais sobre NESEF 20 anos no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Z_GON8SOzpE&feature=youtu.be