NOTA DE REPÚDIO CONTRA AS DECLARAÇÕES DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA SOBRE OS CURSOS DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
Nós, professores/as participantes dos grupos de estudos reunidos no “Simpósio de Encerramento do I Ciclo de Leituras da Obra de Paulo Freire – 50 Anos da Pedagogia do Oprimido” (IFPR, Curitiba) e os integrantes do Coletivo do NESEF/UFPR, especialmente do curso de extensão NESEF G-FILO “Paulo Freire, Interculturalidade e Pedagogias Descoloniais” (Campus Rebouças, Setor de Educação da UFPR), viemos repudiar pública e veementemente o pronunciamento recente de representantes do governo do atual presidente, Jair Bolsonaro, que afirmam medidas de descentralização dos investimentos dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia nas universidades brasileiras. O que, na prática, promove o desmonte dos cursos de formação em Ciências Humanas, demonstrando absoluta ignorância e desrespeito ao conhecimento e à formação plena do ser humano.
Como consequência desse pensamento, submete-se o conhecimento historicamente construído pela humanidade à estreita lógica do pragmatismo e do desejo de lucros do mercado predador, reduzindo a população brasileira à condição de pária em relação a outras nações que promovem seu próprio desenvolvimento. Trata-se, desse modo decadente, da defesa de uma sociedade obscurantista, elitista e excludente, na qual o conhecimento sistematizado passará a ser privilégio de “quem puder pagar por ele”, centralizando ainda mais o poder nas mãos dos detentores do capital simbólico, financeiro, mercantil e material.
Defendemos, assim como Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, a construção de uma sociedade democrática e com justiça social, na qual os saberes circulem livremente, dialoguem entre si e estejam disponíveis para todos/as. Pressupondo a presença salutar da pluralidade de ideias e do contraditório, a serviço da emancipação humana; estruturando-se na lógica da liberdade e do livre pensar, e não da censura, do controle e da dominação.
Curitiba, 27 de abril de 2019.

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