REGULAMENTO DA XI OLIMPÍADA DE FILOSOFIA

TEMA GERAL: EXPERIÊNCIA DO FILOSOFAR

1 APRESENTAÇÃO

A XI Olimpíada de Filosofia destina-se aos estudantes da Educação Básica, o Ensino Profissional e professores que realizam práticas de educação filosófica na Educação Infantil, de instituições  públicas e privadas, com objetivo de possibilitar a exposição/apresentação de trabalhos filosóficos realizados  fomentando a experiência com o questionamento, o pensamento e a investigação filosófica.

Essa Olimpíada não possui caráter competitivo, sendo dividida em etapas:

Na 1° Etapa realizam-se atividades didáticas nas escolas/instituições durante o período letivo, de acordo com as  orientações deste edital, devendo o professor responsável fazer a inscrição dos grupos de estudantes participantes e, após a  conclusão dos trabalhos enviar o link do trabalho produzido (até dia 30/09/2024). Esta 1ª etapa é organizada e coordenada pelo  professor(a) responsável da turma inscrita, que possui autonomia para o planejamento e aplicação do seu trabalho pedagógico.  Tem caráter preparatório para a Etapa Final.

A realização da ETAPA ESCOLAR ou REGIONAL é optativa, cabe ao professor e/ou a Instituição de Ensino a  decisão, tem como objetivo realizar uma partilha prévia das produções filosóficas e, muitas vezes, selecionar quais projetos  participarão do processo de seleção do comitê de científico para apresentação na Etapa Final a ser realizada de modo híbrido na UFPR.

A Etapa Final será realizada de modo híbrido no mês de outubro, na UFPR, com objetivo de promover o encontro e a partilha  das reflexões filosóficas coletivas. Para participação nessa etapa os vídeos/trabalhos produzidos deverão ser submetidos à análise prévia  do Comitê Científico do evento, que definirá os selecionados.

2 OBJETIVO GERAL 

Estimular atividades que permitam aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental na  experiência do filosofar e, para os estudantes do Ensino Médio e o Ensino Técnico Subsequente, o estudo e a  leitura de textos filosóficos, bem como a análise crítica das suas relações com a sociedade na experiência do  filosofar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

  1. a) Possibilitar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos estudantes, participantes da olimpíada;
  2. b) Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
  3. c) Desenvolver nos estudantes, em especial nos jovens, o interesse pela leitura e produção de textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico investigativo;
  4. d) Produzir e ler, de maneira filosófica, os diversos textos;
  5. e) Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar por meio da prática coletiva do filosofar;
  6. f) Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente;
  7. g) Promover a interface entre a Filosofia e as outras formas do conhecimento;
  8. h) Promover a integração entre os estudantes e os professores participantes

3 JUSTIFICATIVA 

A XI Olimpíada de Filosofia nasce da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de  todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não  serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de  acolhimento das diferenças, as olimpíadas pretendem convidar os estudantes para o exercício de investigação  solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento.  A proposta é que, com a Olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da  interlocução, interação e participação dos participantes. Tendo como foco o trabalho pedagógico com a Filosofia, a proposta desta Olimpíada é constituir-se como uma mediação agregadora dos interesses de  estudantes (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Médio e o Ensino Técnico Subsequente) e  professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de  Filosofia.

4 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO 

 

MODALIDADES DE TRABALHOS QUE PODE SER SUBMETIDOS PARA A OLIMPÍADA:

  • Vídeo e/ou curta metragem com duração de 4 a 7 minutos;
  • Podcast com duração de 4 a 7 minutos;
  • Jornal Escola com 4 até 8 páginas;
  • Produção teatral com duração de 4 a 15

 

Para estudantes do ensino fundamental será possível também a Produção de slides junto com planejamento do professor contendo as seguintes informações: Título; Identificação da instituição escolar, docente e estudantes; Objetivos; Problemática filosófica desenvolvida; Indicação de textos utilizados; Conceitos trabalhados; Metodologia utilizada.

 

Ressaltamos que não importa qual a modalidade de trabalho que será submetida, mas sim que tenham sido realizados encaminhamentos filosóficos no processo.

No dia do evento a apresentação deve ser realizada pelos estudantes.

 

4.1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

  1. a) Demonstrar como o trabalho com as crianças considerando a reflexão filosófica produzida em sala de aula. Poderão ser apresentados trabalhos com a inserção ou produção de música, teatro, poesia, contação de histórias, entre outros, que apresentem o trabalho desenvolvido.
  2. b) Desenvolver problemas e conceitos filosóficos, proporcionando às crianças a experiência com o questionamento, o pensamento e a investigação conceitual filosófica coletiva;
  3. c) A prática poderá ser interdisciplinar tendo garantido à filosofia seu espaço e conteúdo, explicitando o texto que foi utilizado como base;
  4. d) Possibilitar às crianças um espaço para o desenvolvimento de uma prática filosofante;
  5. e) Desenvolver o conteúdo do trabalho mantendo a coerência com o tema central da Olimpíada: A experiência do filosofar.
  6. f) Demonstrar o entendimento dos educandos por meio do trabalho produzido;
  7. g) Explicitar a metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho;
  8. h) Desenvolver a relação do tema com a realidade social.
  9. i) O trabalho não poderá conter menção ou incentivo ao preconceito, discriminação, incitação à violência e uso de drogas; não deve fazer uso de linguagem inadequada aos fins pedagógicos ou de qualquer ação que possa incorrer em ilícito penal.
  10. j) Os materiais enviados para análise do Comitê Científico:

O vídeo deverá ser publicado no Youtube pelos inscritos,  cabendo ao professor responsável o envio do link para o endereço eletrônico próprio, que consta no artigo  6 item b do cronograma de realização.

Os trabalhos em outros formatos deverão ser disponibilizados via Google Drive, com acesso liberado, pois os membros do Comitê precisam avaliá-los. O link de acesso deve ser enviado pelo professor.

 

4.2. ENSINO MÉDIO e ENSINO PROFISSIONAL

  1. a) O trabalho deve ter como referência um dos seguintes eixos: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Bioética, Filosofia da Mente, Filosofia Política, Filosofia da Ciência e Estética.
  2. b) O trabalho deve fazer uso de texto filosófico (integral ou excertos do texto) proveniente da história da filosofia;
  3. c) Desenvolver o conteúdo do trabalho mantendo a coerência entre o texto estudado e o tema central da Olimpíada.
  4. d) Desenvolver problemas e conceitos filosóficos;
  5. e) Demonstrar o entendimento dos educandos por meio do trabalho produzido;
  6. f) Explicitar a metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho;
  7. g) Demonstrar objetividade na utilização de diversas tecnologias da informação e comunicação;
  8. h) Desenvolver relação do tema com a realidade social.
  9. i) O trabalho não poderá conter menção ou incentivo ao preconceito, discriminação, incitação à violência e uso de drogas; não deve fazer uso de linguagem inadequada aos fins pedagógicos ou de qualquer ação que possa incorrer em ilícito penal.
  10. j) Exemplos de vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=-27UZIVlBPc
  11. k) Os materiais enviados para análise do Comitê Científico:

O vídeo deverá ser publicado no Youtube pelos inscritos,  cabendo ao professor responsável o envio do link para o endereço eletrônico próprio, que consta no artigo  6 item b do cronograma de realização.

Os trabalhos em outros formatos deverão ser disponibilizados via Google Drive, com acesso liberado, pois os membros do Comitê precisam avaliá-los. O link de acesso deve ser enviado pelo professor.

 

5.SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS 

Indicação que os materiais produzidos pelos estudantes para a olimpíada contemplem duas etapas:

 

5.1. ETAPA ESCOLAR OU REGIONAL DE SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS 

De caráter optativo, essa etapa é uma sugestão da coordenação filosófica, para que se realize a socialização prévia  dos trabalhos produzidos na Instituição de Ensino seguindo os critérios do regulamento da XI Olimpíada de  filosofia, possibilitando assim a partilha para o coletivo da Instituição de Ensino vinculado e para a comunidade  escolar, sendo relevante os seguintes pontos:

  1. a) Para participar da Primeira Etapa da XI Olimpíada Filosófica do NESEF os estudantes, orientados pelo (a) professor (a) de Filosofia da Escola formarão grupos de até cinco integrantes e organizarão os trabalhos de acordo com o item 4.
  2. b) O (a) professor (a) orientador (a) deverá realizar inscrição de todos os trabalhos dos estudantes de sua escola na XI Olimpíada Filosófica do NESEF até o dia 30 de setembro de 2024 por meio do site do NESEF: https://nesef.com.br/.
  3. c) As atividades de preparação para a primeira etapa da olimpíada poderão ocorrer durante as aulas de Filosofia ou em outro momento, a critério da escola e do (a) professor (a) orientador (a);
  4. d) A escolha dos trabalhos realizados durante as atividades 1ª Etapa da Olimpíada que serão submetidos ao Comitê Científico da XI Olimpíada de Filosofia deverá ser efetuada pela própria Instituição de Ensino dos estudantes participantes, sendo importante a realização de  um evento regional ou institucional para socializar o vídeo com a sociedade local.
  5. e) Para a escolha do trabalho que representará a turma e a Instituição de Ensino devem ser consideradas as seguintes perguntas orientadoras:
  6. Quais estudantes ou trabalhos representam a atividade desenvolvida na turma?
  7. Qual trabalho filosófico (em comunicação com outros planos: o artístico, o

pessoal-biográfico, o entorno sociopolítico e cultural) mais desenvolveu o debate

em torno do tema central da Olimpíada de Filosofia?

  1. f) Ressaltando-se que na apresentação do trabalho dos (as) estudantes escolhidos não tem como foco a competição nem premiação.
  2. g) O Comitê Científico do Nesef buscará assegurar que todas as turmas inscritas de acordo com as normas do regulamento da XI Olimpíada Filosófica, sejam representadas e apresentem seus
  3. h) Sugerimos que as fotos retiradas nesse momento sejam compartilhadas com a coordenação da XI Olimpíada de filosofia do NESEF/UFPR pelo e-mail: nesef@gmail.com.

5.2 ETAPA FINAL: APRESENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

  1. a) A socialização dos trabalhos XI Olimpíada de filosofia será realizada de maneira híbrida em diferentes dias presencial 18/10/2024 e remoto 25/10/2024:
  • Presencialmente na UFPR para participantes de Curitiba-PR, Região Metropolitana de Curitiba e para aqueles que tiverem a disponibilidade deslocamento no dia 18 de outubro de 2024 no período da manhã das 08:30 às 11:30
  • De modo remoto, via Google Meet no dia 25 de outubro de 2024 no período da manhã das 08:30 às 11:30.

 

  1. b) Poderão participar os integrantes da equipe selecionada pelo Comitê Científico que deverão apresentar o trabalho presencialmente. Sendo que a responsabilidade pela segurança e transporte do (a) estudante é inteiramente do (a) professor (a) e da direção da instituição (Escola) na qual os participantes estudam.
  2. c) As despesas com transporte e hospedagem dos (as) participantes também será responsabilidade da instituição (escola) onde eles (as) estudam.
  3. d) Os trabalhos inscritos e enviados à XI Olimpíada de filosofia serão analisados por um Comitê Científico, que observará o contido nas exigências deste regulamento para aceitação dos trabalhos. e) Após divulgar os trabalhos aceitos para apresentação o Comitê Científico os organizará em mesas por Eixos  para apresentação com a exibição do material produzido.

 

  1. CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO
  2. a) 30/09/2024 – Inscrição dos trabalhos e envio do link do vídeo a ser analisado pelo Comitê Científico. Devendo ser enviado para o endereço disponível em: https://forms.gle/LPgoF5QUPSHgU3Xr5
  3. b) 01/06/2024 até 29/09/2024 – OPCIONAL- realização do evento local ou regional (de acordo com organização e disponibilidade do professor/a)
  4. d) 10/10/2024 – Prazo final para divulgação pelo Comitê Científico do NESEF/UFPR dos trabalhos aprovados para apresentação presencial no site https://nesef.com.br/
  5. e) 18/10/2024 – (evento presencial) Data da realização da apresentação final dos trabalhos a realizar-se no período manhã das 08:30 às 11:30. (O evento será realizado em Curitiba-PR. Endereço será confirmado perto da data do evento.).
  6. f) 25/10/2024 – (evento on-line) Data da realização da apresentação final dos trabalhos a realizar-se no período manhã das 08:30 às 11:30, via Google Meet.

 

  1. Contato

E-mail para sanar dúvidas é: olimp.nesef@gmail.com

  1. CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão analisados e deliberados pela comissão organizadora da XI Olimpíada de Filosofia.

Observação: Para entender a dinâmica da Olimpíada de Filosofia promovida pelo Nesef/UFPR.

Segue o link de vídeo que registra os principais momentos da VII OLIMPÍADA FILOSÓFICA:  EXPERIÊNCIA DO PENSAR realizada pelo Nesef (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia) no dia 18/10/2019 em Curitiba no Campus Rebouças – UFPR. O vídeo mostra os principais momentos da  Olimpíada com estudantes da Educação Básica (Ensino Fundamental E Ensino Médio), o Ensino Profissional e professores que realizam práticas de educação filosófica em instituições públicas e privadas.  https://www.youtube.com/watch?v=ERq2y9XmWL4&feature=youtu.be