Convite aos Professores de Filosofia da Educação Básica e Professores que atuam nos cursos de Licenciatura em Filosofia e de formação para a docência em Filosofia.

Chamada de artigos para Edição Especial: Teoria e prática do ensino da Filosofia: metodologias e vivências filosóficas na Educação Básica

A Revista do NESEF Filosofia e Ensino realiza chamada de artigos para edição especial dedicada às práticas, e respectivas reflexões, dos professores de Filosofia que atuam na Educação Básica, especialmente na dependência pública.

O número especial está aberto para submissões de todos os professores de Filosofia que atuam na Educação Básica e aos que orientam trabalhos realizados neste âmbito. As propostas devem ser enquadradas em uma ou mais temáticas a seguir:

  • Metodologias para o ensino da Filosofia
  • Currículo da disciplina de Filosofia na Educação Básica
  • Filosofia para crianças
  • Filosofia no âmbito do ensino das Ciências Humanas
  • Filosofia na Educação de Jovens e Adultos
  • Formação inicial e continuada de professores de Filosofia
  • Filosofia no Ensino Médio e na Educação Profissional
  • Filosofia e expressões da arte (cinema, literatura, artes visuais, música e teatro)

Convidamos especialmente a integrar esta produção aos professores que participam(ram) com trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais – tais como: Olimpíada Filosófica do NESEF, Olimpíada Latinoamericana de Filosofia, XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF – Filosofia e Ensino Médio -; aos professores que participam (ram) do Programa PDE da SEED PR e aos que, de alguma forma, se envolvem nos processos de formação continuada de docentes.

As propostas deverão ser encaminhadas no período de 20 de março a 20 de setembro de 2013, apenas por via eletrônica pelo site do NESEF, no link da Revista Filosofia e Ensino – Edição Especial Teoria e prática do ensino da Filosofia: metodologias e vivências filosóficas na Educação Básica.

A publicação da Edição Especial, em formato eletrônico e em impresso, está prevista para o dia 15 de novembro de 2013.

Diretrizes para autores da Edição Especial
Teoria e prática do ensino da Filosofia: metodologias e vivências filosóficas na Educação Básica. O número especial aceitará produções inéditas e originais em forma de artigos de caráter científico-pedagógico, de 4 a 6 páginas, com os seguintes elementos:

  • INTRODUÇÃO
    • Texto que contextualiza a proposta e exprime seus fundamentos e objetivos.
  • I DESENVOLVIMENTO
    • Descrição e análise do trabalho realizado ou em fase de realização. Pode-se utilizar um título (I) e até três subtítulos (1.1; 1.2; 1.3).
  • RESULTADOS
    • Tratam-se das reflexões acerca dos significados do trabalho, dos impactos que causou, das dificuldades encontradas, bem como de suas perspectivas futuras.
  • REFERÊNCIAS

Os artigos deverão ser digitados e salvos em processador de textos Microsoft Word (versão 97 ou posteriores) ou Open Office (versão 2007 ou posteriores), com a seguinte formatação: papel A4; margem esquerda 3 cm, direita 2,5 e superior e inferior 2,5 cm; fonte Times New Roman, 12 pt; entrelinhas 1,5, tendo no mínimo de 4 (quatro) e, no máximo 6 (seis) páginas com os itens textuais, isto é, incluindo-se elementos gráficos (se houver) e descontando-se as páginas de referências, de notas e de identificação. O alinhamento do corpo do texto deve ser justificado exceto o título (centralizado) e os subtítulos (sem numeração, em negrito e minúsculas com alinhamento à esquerda).
Numerar todas as páginas inclusive as pré e pós-textuais, em ordem crescente, em algarismos arábicos simples, sem detalhes gráficos, no canto inferior direito.

Como Folha de Rosto, incluir Página de Identificação, conforme modelo estabelecido pela Revista. Em caso de mais de um autor, incluir tantas páginas quantos forem os autores.

Na segunda página, não incluir informações de autoria. Esta regra destina-se ao atendimento ao sigilo adotado na fase de avaliação das propostas. Iniciar pelo título, centralizado, em negrito e maiúsculo. Após dois espaços, incluir resumo na língua vernácula com no máximo oito (oito) linhas e, logo abaixo, 03 (três) palavras-chave, para efeito de classificação bibliográfica. Caso o artigo contenha ilustrações (figuras, tabelas, quadros, desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, mapas geográficos ou conceituais, etc.), numerá-las consecutivamente, em algarismos arábicos, e incluir legendas claras e concisas. Todos os elementos ilustrativos devem compor o artigo e, também, serem enviados em arquivos independentes, no formato “jpg” (arquivo de imagem), com resolução mínima de 300 dpi.

As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do trabalho e contemplar apenas as obras mencionadas no corpo de texto e nas citações. A exatidão das referências é fundamental.

Todas as referências eletrônicas devem ser rigorosamente verificadas de modo que não ocorra a menção de link, home page ou outros ambientes web incorretos, inativos ou inexistentes.

As referências no corpo do texto devem seguir o sistema autor/data/página. Caso haja a necessidade da inserção de notas complementares relativas a aspectos bibliográficos, estas devem ser dispostas ao final do texto, imediatamente antes do último item, ou seja, das referências. As notas explicativas inserem-se neste mesmo rol, porém, recomenda-se restringir seu uso, limitando-as às situações onde sua presença é indispensável para a compreensão de uma ideia. As remissões devem ser feitas por números arábicos, na entrelinha superior, utilizando letra Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples.

As demais regras normativas seguem as orientações da ABNT atuais e tem nas diretivas para elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos adotadas pela Universidade Federal do Paraná, seu referencial. Para auxiliar os autores, recomenda-se consultar resumo de regras gerais para apresentação de trabalhos acadêmicos organizadas pelo Sistema de Bibliotecas da UFPR.

Para acessar exemplos de referências e de citações, clicar nos links abaixo:

http://www.portal.ufpr.br/tutoriais_normaliza/referencia_exemplo.pdf
http://www.portal.ufpr.br/tutoriais_normaliza/citacao_exemplo.pdf

As propostas devem ser acompanhadas de Termo Declaratório de Cessão dos Direitos Autorais de Publicação, assinado por todos os autores, conforme modelo disponibilizado pela Revista. Os termos devem ser digitalizados e enviados por e-mail, para o seguinte endereço:
nesefcontato@gmail.com

A avaliação dos artigos e a política de publicação seguirá o mesmo protocolo adotado pelas edições ordinárias de REVISTA DO NESEF FILOSOFIA E ENSINO.

Modelo de Página de Identificação – Edição Especial
Modelo Termo Declaratório de Cessão dos Direitos Autorais de Publicação – Edição Especial