Notícias da reunião do NESEF e do Coletivo de Professores de Sociologia e Filosofia de Curitiba e Região Metropolitana com a Secretaria de Educação do Paraná.
Estavam presentes a professora Meroujy Cavet, Superintendente da Educação, a professora Maria Cristina Theobald, Diretora do Departamento de Educação Básica e Marilda Aparecida Diório Menegazzo, Diretora do Departamento de Educação e Trabalho. Do Coletivo estavam presentes o Professor Emmanuel José Appel, do Departamento de Filosofia da UFPR, Professor Geraldo Balduíno Horn, do NESEF/UFPR, Ademir Pinhelli Mendes do NESEF/UFPR, Avanir Mastey, representante dos professores de Filosofia, Silmara Quintino, representante dos professores de Sociologia e o professor Osvaldo Alves de Araújo, diretor do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo.
O professor Osvaldo informou que a reunião com a superintendente foi agendada após visita do NESEF ao Conselho Estadual de Educação para discutir o Parecer 25/2012, que em fevereiro último, num inominável retrocesso (como afirmou o professor Emmanuel em nome do Coletivo, pois como aceitar que um conselho de educadores possa conceber disciplinas, quaisquer que sejam, dentre as obrigatoriamente integrantes da base nacional, com menos do que o mínimo de duas horas-aulas semanais? Como transmitir os conhecimentos sistematizados em disciplinas, como estabelecer o processo dialógico entre professor/aluno, programar e desenvolver estudos e atividades de forma orgânica, cumulativa, criativa e crítica com uma hora-aula por semana!?) reduziu as aulas de Filosofia e Sociologia para uma aula semanal no curso de Formação de Docentes.
A professora Meroujy informou então que, levando em conta a visita do NESEF ao CEE, já havia solicitado a retirada do processo a fim de incorporar adendos e reorganizar a matriz curricular de formação de docentes.
Diante disso, o professor Ademir e Avanir apresentaram à superintendente a proposta de que as matrizes curriculares do Curso de Formação de Docentes, bem como dos demais cursos de Educação Profissional, sejam organizadas de forma que as disciplinas da Base Nacional Comum possam incorporar, sem descaracterizá-las, em suas propostas pedagógicas curriculares os conteúdos das disciplinas específicas, evitando assim a fragmentação curricular. A proposta será discutida pela SEED.
Em seguida o professor Geraldo Horn entregou a Carta-Manifesto do Coletivo de Professores de Sociologia e Filosofia de Curitiba e Região Metropolitana e discorreu sobre seu significado e importância. Os Professores Avanir e Silmara destacaram à superintendente a necessidade de realização de concursos público com abertura de vagas reais para professores de Filosofia e Sociologia e a exigência da manutenção do mínimo de duas aulas semanais para todas as disciplinas da matriz curricular.
Após as falas dos professores Geraldo, Ademir e Osvaldo, respectivamente sobre a urgência de audiência pública por parte do CEE, ampliação da jornada escolar para trinta horas-aulas semanais e ensino médio de quatro anos, a superintendente anunciou as seguintes intenções da Secretaria de Estado da Educação:
1- Realização de concurso público para suprir as demandas de professores de Filosofia e Sociologia com abertura de vagas necessárias para atender todas as escolas de ensino médio.
2- Realização de consulta à comunidade escolar e audiências públicas para discutir o currículo do ensino médio e puxar o debate para a ampliação da jornada escolar para 30 horas/aulas semanal e para a viabilidade da proposta do ensino médio de quatro anos.
3- Manutenção do mínimo de duas horas/aulas semanais como ponto de partida mínimo indispensável ao desenvolvimento pedagógico de qualquer disciplina da matriz curricular.
4- Continuidade da concessão de licença com vencimento a todos os professores e professoras que estão cursando mestrado ou doutorado.
Por fim o professor Emmanuel apresentou à superintendente a proposta – que desde 2010 vem defendendo/ampliando junto a entidades de educação e cultura – da instalação de Cineclubes nas Escolas, para a exibição programada de filmes (precedida de apresentação e seguida de debates) e para servir à discussão/problematização do cinema enquanto arte, cultura, fonte, recurso e objeto de conhecimento. A superintendente comprometeu-se com uma reunião específica para tratar do assunto.
Ademir Pinhelli Mendes
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