Esta edição do Jornal “O Sísifo”, de abril de 2021, apresenta como tema central a importância da obra de Paulo Freire para uma educação transformadora.
A primeira matéria, Paulo Freire mais do que nunca! Por quê? de Walter Kohan, oportuniza ao leitor refletir sobre a atualidade da proposta freiriana como crítica da realidade opressora, especialmente no Brasil.
Na matéria seguinte, Ivo Dickmann, em Pedagogia do centenário: o desafio é reinventar Paulo Freire! discute a pedagogia do centenário e a tarefa de reinventar Paulo Freire.
Em seguida, Giselle Moura Schnorr apresenta a matéria Unidade na diversidade: teimosia do menino que faz 100 anos, na qual mostra a insistência com que Paulo Freire retratou o mundo com persistência, curiosidade, teimosia e amorosidade de um menino que neste ano completa 100 anos.
Dando continuidade, Maria Aparecida Zanetti, em Reflexões sobre algumas críticas a Paulo Freire, mostra que o intelectual Paulo Freire foi/é alvo de constantes críticas de natureza ideológica, inclusive com adjetivações negativas e torpes. Para a autora, o problema não está na crítica, mas sim na forma como a crítica é feita.
Por fim, Pâmela Bueno Costa nos presenteia com uma poesia que traz o esperançar como tema central.
Para acessar a edição completa, basta clicar no link logo abaixo.
Deixe um comentário