*Esclarecimento:
A partir de 2016, a REVISTA DO NESEF passou a ser veiculada também à plataforma S.E.R. (Sistema Eletrônico de Revista) da UFPR. A partir dai, e por este motivo, os volumes e números de revista seguiram outro padrão. Favor verificar sempre o documento.
Att,
Coletivo do NESEF
Ago/Dez 2019
A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Obra Completa
Editorial/Apresentação
Coletivo do Nesef
Seção I – Artigos
Conversando sobre filosofia
Marcos Antônio Lorieri
Filosofia na infância
Claudinei Luiz Chitolina
Filosofia na formação de professores
Paula Ramos de Oliveira
Tratar filosoficamente
Jorge Alves de Oliveira
A possibilidade do tempo
Magda Costa Carvalho
O filosofar na educação básica
Darcísio Natal Muraro
Claudiney José de Sousa
La philosophie pour les enfants
Nadia Beaudry
Educação filosófica na infância: elementos para pensar o ensino de filosofia
Raquel Aline Zanini
Geraldo Balduino Horn
Vicissitudes da presença da filosofia
Maria Teresa Santos
¿Estudiar o filosofia o praticarla?
Emili Azuara
Seção II – Informativo NESEF
Projeto Rumo Educação Popular
Seção III – Opinião
14 – Entrevista com Eliane A. Estevam Meneses, coordenadora do Projeto de Filosofia na Secretaria de Educação de Campo Mourão
Seção IV – Resenha
Mundo cruel: filosofia visual para crianças de Ellen Duthie e Daniela Martagón (Editora Boitatá)
Raquel Aline Zanini
Jul/Dez 2018
FILOSOFIA E ESCLARECIMENTO: RAZÃO PÚBLICA E ANÁLISE DE CONJUNTURA
Editorial/Apresentação
Coletivo do Nesef
Seção I – Artigos
Em busca de (algo em) comum
Benito Eduardo Araujo Maeso
A disciplina de filosofia no contexto da política curricular nacional brasileira pós 1990
Ana Carolina Camargo Morello,
Geraldo Balduíno Horn
Valéria Arias
Cuidado do ser em Freire: dimensão ontológica do ser mais na educação
Cláudia Soave
Simone Côrte Real Barbier
Geraldo Antonio da Rosa
A ignorância histórica dos direitos humanos no Brasil
Bárbara Canto
Camila Sant‟Ana Vieira Ferraz Milek
Desejo e amor pela revolução: Marx e Espinosa
Marcos F. de Paula
Progresso e barbárie
Delcio Junkes
O direito de resistir: liberdade e política em Espinosa
Paulo Vieira Neto
Sessão II – Informativo NESEF
TRADUÇÃO: O espírito capitalista avançado e a partilha do juízo de verdade
Jacques Poulain. Tradução: Valter Romero Menon
Sessão III – Resenhas
Norbert Elias. Mozart, sociologia de um gênio.
Kamila C. Babiuki
Sessão IV – Opinião
Conferência: A covardia é a mãe da crueldade
Marilena Chauí
Jan/Jul 2018
Cinema, Filosofia e Educação
APRESENTAÇÃO
Fernando Antônio Prado Gimenez
Seção I – Artigos
13 Reasons Why: uma análise filosófica a respeito do suicídio sob a ótica de Camus
Edson Renato Nardi, Leticia Rossi Feliciano Brigagão
Reflexões sobre ética, cinema e educação um estudo de caso
Alexandre Matias Silva, Danilo Rocha
O conceito de performance na personagem Olívia Evans em Boyhood
Francis Mary Soares Correia da Rosa, Oberdan Quintino
O sonho consciente relações entre o filme Waking Life (2001) e a filosofia de Ernst
Wellington Costa de Oliveira, Maurício Rasia Cossio
Pensando uma possível proposta filosófica a partir da filmografia de Denis
Alessandro Reina, Luiz Alberto Vieira Jr.
Seção II – Informativo do NESEF
Desmonte da Ciência e da Pesquisa no Brasil
Lafaiete Neves
O re-conhecimento dos estranhos-sem-nome da tradição fílmica do anti-herói em Akira Kurosawa à prática pedagógica
Douglas Henrique Antunes Lopes
Cineclubismo como atitude crítica e sua urgência
Weliton Alécio Tarelho
Seção III – Resenhas
Narradores de Javé Analfabetismo, Cultura e Memória
Ana Paula Remingio Vaz
Ensaio sobre a Cegueira: ética, sociedade e filosofia
Geraldo José Hillesheim
Seção Especial – Anexo
ENTREVISTA:
SUZANA AMARAL: UMA VIDA COM O CINEMA
Jul/Dez 2017
Reflexões sobre a Docência de Filosofia
Apresentação
Coletivo do NESEF
Seção I – Artigos
Edificando-educando
Márcia Heck, Vanice dos Santos, Bruna Tratz Passos
A filosofia no ensino médio à luz da perspectiva socrática da reflexão e do questionamento
Maurilio Gadelha Gadelha Aires
Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica
Ofélia Maria Marcondes, Rita de Cássia de Campos Andery, Sandro Adrian Baraldi
A relação congruente de educação filosófica, autonomia e tecnologias
Luciana Souza de Oliveira Costa, Luciana Nunes Garcia Ferreira, Priscila Schneider
Implicações éticas da construção do conhecimento: desafios para a prática da docência e da investigação científica
Antonio Joaquim Severino
Super Heróis e outros mitos modernos Aplicação pedagógica para reflexões filosóficas e formação ético-moral de jovens e crianças
João Carlos Fuentes
Seção II – Informativo NESEF
A luta de Sísifo para a manutenção da filosofia no Ensino Médio
Alexsander Machado, Emerson Nogueira, Luis Otávio M. Fiori
Manifesto do Coletivo do NESEF em repúdio ao Projeto
Coletivo do NESEF
MANIFESTO DE ENTIDADES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE O GOVERNO PROVISÓRIO
Entidades Nacionais. AbdC/ANFOPE/ANPAE/ANPEd/CEDES/FÓRUMDIR
Nota de Repudio ao Programa Escola Sem Partido
Grupefe / Grupec
Fev/Mar/Abr/Mai 2016
FILOSOFIA, ARTE E MILITÂNCIA DOCENTE
Apresentação
Coletivo do NESEF
Seção I – Artigos
Honestidade intelectual ética e responsabilidade do pesquisador
lvino Moser
Fotografia -Uma perspectiva ontológica em foco
Joel Staviski
Nietzsche e a educação Schopenhauer como exemplo de educador
Luciana Vieira de Lima
O filme Medianeras sob a perspectiva da reificação e o ensino de Filosofia
Gilberto Miranda Jr
Leminski e a inversão do pensamento clássico cartesiano
Adriel Fonteles de Moura
Seção II – Informativo do NESEF
ECONOMIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NACIONAL: Historicidade e Conjuntura
Valeria Arias
Manifesto do Coletivo do NESEF e Organizações Civis em Defesa da Gestão Democrática da Política Educacional
Coletivo do NESEF
Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dosas estudantes-jovens paranaenses
Coletivo do NESEF
Seção III – Opinião
APP-SINDICATO –DA FILANTROPIA À LUTA DE CLASSES
Romeu Gomes de Miranda
Notas sobre a autonomia relativa do professor e seu cerceamento constante
João Wanderley Geraldi
A formação permanente do professor –um imperativo ético
Pedro Elói Rech
Seção IV – Resenhas
Educação e emancipação. Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. Tradução Wolfang Leo Maar. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1995.]
Fernanda Ribeiro de Almeida
Protágoras. PLATÃO. Tradução, Introdução e Notas de Ana da Piedade Elias Pinheiro. Lisboa Relógio D`Água Editores, 1999.
Renata Covali Cairolli Achlei
Jun/Dez 2015
Educação Filosófica no contexto das Políticas Educacionais
Seção I – Artigos
A_hermenêutica_de_profundidade_e_a_análise_dos_discursos_presentes_nas_atuais_políticas_educacionais
Iziquiel Antônio Radivanskei; Sergio Luis do Nascimento
Ensino_de_filosofia_e_filosofia_africana:_dimensões_metafilosóficas_na_discussão
curricular
Wanderson Flor do Nascimento
O_ENEM_e_a_leitura_de_textos_filosóficos:_análise_de_alguns_parâmetros_para_a_
sala_de_aula
Silvio Ricardo Gomes Carneiro
Em_torno_a_desafios_e_a_proposituras:_a_educação_filosófica_na_formação_de_
professores_de_filosofia
Flavio Carvalho
A_crítica_nietzschiana_da_cultura_moderna_na_primeira_consideração_extemporânea David_Strauss_o_confessor_e_o_escritor
Luciana Vieira de Lima
Seção II – Informativo do NESEF
Manifesto_do_coletivo_do_NESEF_em_apoio_ao_movimento_dos_trabalhadores_em_educação_pública_do_Paraná
Coletivo do NESEF
Jan/Jun 2015
Filosofia e Diferentes Perspectivas de Educação Filosófica
Seção I – Artigos
Parte I: Educação Filosófica e experiência do filosofar
Metodologia_para_a_educação_filosófica_na_Educação_Básica
Rui Valese
Redes_sociais,_educação_e_engajamento_político:_apontamentos_foucaultianos
Luis Fernando Lopes
Olimpíadas_de_filosofia_do_NESEF:_a_experiência_do_filosofar_no_Ensino_Médio
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes; Geraldo Balduíno Horn
Parte II – Filosofia: Autores e Conceitos
A_superação_política_da_totalidade_a_partir_do_pensamento_de_Enrique_Dussel
numa perspectiva_filosófica_e_sociológica
Altair Gabardo Percicotty
O_símbolo_e_as_tensões_judicativas_em_Kant
Luciano Ezequiel Kaminski
Tradução:_Dissertação_sobre_a_liberdade
Guilherme Augusto Guedes; Nelson Carvalho Neto
Seção II – Informativo NESEF
Manifesto_do_coletivo_do_NESEF_e_Organizações_Civis_em_defesa_da_gestão_
democrática_da_política_educacional
Coletivo do NESEF
Seção III – Resenhas
Resenha: CHAUÍ, Marilena:_Livro_didático do ensino médio,_iniciação à filosofia, 2.ed, São Paulo, Ática 2013.
Elio da Silva
Resenha: FIGUEIREDO, Vinícius de (Org.)
Livro_didático:_filosofia,_temas_e_percursos. Curitiba: Berlendis & Vertecchia editores, 2013
Fernando Del Lama
Resenha: COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna._Livro_didático:_Fundamentos_de_Filosofia, São Paulo: Saraiva, 2013
Alceu Cordeiro Fonseca Junior; Luciana Vieira de Lima
Resenha: GALLO, S._Livro_didático: Filosofia,_experiencia_do_pensamento. São Paulo: Scipione, 2013
Alessandro Reina; Wilson José Vieira
Setembro 2014 …… Edição Especial
Teoria e Prática do ensino da Filosofia: metodologias e vivências filosóficas na Educação Básica
Seção I – Artigos
Olimpíadas_de_filosofia_do_estado_de_São Paulo:_práticas_colaborativas_do_ensino_aprendizagem_filosófico
Patrícia Del Nero Velasco
O_ensino_de_filosofia_na_modalidade_EJA_para_alunos_em_privação_de_liberdade
Maurício Fernando Bozatski
Regência_de_aulas_de_filosofia_no_ensino_médio_de_uma_rede_pública_de_ensino:relato_de_experiência
Thiagoa Ferreira dos Santos
Que_é_necessário_para_ser_feliz:_uma_reflexão_a_partir_do_pensamento_Epicurista
Danie Donato Piasecki
Ensinando_adolescentes_a_ensinar_filosofia:_apontamentos_reflexivos
Daniel Soczek
O_ensino_de_filosofia_e_a_pratica_pictuliterária:_percebendo_o_que_pode_um_texto e_a_arte_(Deleuze, Guattari, Kafka)
Paulo Roberto Schneider
Uma_experiencia_metodológica_de_estudos_no_ensino_de_filosofia_no_ensino médio
David Velanes de Araújo; Ângela Maria Costa
O_diálogo_nas_aulas_de_filosofia_do_ensino_médio
Cleder Mariano Belieri
Programa_institucional_de_bolsa_de_iniciação_à_docência Filosofia/UFSM:Dispositivo_de_práticas_docentes
Tatiana de Mello Ribeiro; Elisete M. Tomazetti
Café_filosociológico_e_a_experiencia_do_pensar
Luciana da Silva Teixeira
Reflexoes_sobre_o_conceito_de_felicidade_mediadas_pelo_método_cartesiano
Rui Valese
Jan/Jun 2014
Educação Filosófica, ensino de Filosofia e política educacional: análises e perspectivas.
Seção I – Artigos
Parte I – Educação Filosófica e políticas para o ensino de Filosofia
O_papel_do_professor_e_a_função_interdisciplinar_da_filosofia
Jorge Luiz Viesenteiner
Uma_defesa_da_leitura_dos_clássicos_no_ensino_médio
Glauber Cezar Klein; Diógenes Galdino Morais Silva
Análise_dos_trabalhos_publicados_nos_livros_do_”Simpósio_Sul_Brasileiro_Sobre
Ensino_de_Filosofia”_que_versam_sobre_TIC_e_ensino_de_filosofia
Simone Becher Araújo Moraes; Elisete Medianeira Tomazetti
A_filosofia_e_o_tutor_em_EAD_no_Maranhão
Gabriel Kafure da Rocha
Para_um_ensino_de_filosofia_que_contribua_com_a_elaboração_do_luto_na_
adolescência
Felipe de Jesus Sabadini
A_relevância_do_ensino_da_filosofia_existencial_na_educação_básica
David Velanes de Araùjo
Parte II – Filosofia: Autores e conceitos
Miguel_de_Unamuno:_a_educação_e_a_pedagogia
J. M. de Barros Dias
Tempo_e_temporalidade_em_Heidegger_a_partir_da_ótica_de_Benedito_Nunes
Bruno Thompis Alves Siqueira Barbosa
Seção II – Informativo NESEF
Carta_manifesto_do_coletivo_do_NESEF-UFPR
em_repúdio_ao_desrespeito_às_prerrogativas_do_Direito_Universal_à_Educação no Estado do Paraná e apoio a educação de jovens e adultos
Coletivo NESEF
Manifesto_do_coletivo_do NESEF-UFPR_em_repúdio_ao_PL_6840/2013_
em_tramitação_no_congresso_nacional
Coletivo NESEF
Seção III – Opinião
Estado_de_exceção,_violência_politica_e_historia
Cleber Dias de Araújo
O_artigo_6_da_LDB_e_a_perda_do_papel_educacional_das_famílias
Wagner Luís Barbosa
Jun/Jul/Ago/Set 2013
Desafios Epistemológicos e Políticos da Filosofia na Escola Básica
Seção I – Artigos
Ensinar_filosofia_ou_instigar_a_pensar? O_desafio_Kantiano_na_realidade_do_ensino médio
Anita Helena Schlesener
Das_especificidades_da_filosofia_ao_seu_ensino
Antonio Edmilson Paschoal
O_lugar_do_pensamento_no_ensino_da_filosofia
Paulo Henrique Fernandes Silveira
O_uso_de_mapas_conceituais_para_leitura_de_textos_filosóficos_em_sala_de_aula no ensino_médio
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes; Edson Teixeira de Rezende
Seção II – Informativo NESEF
Filosofia_ensino_e_currículo:_da_legalidade_a_legitimidade
Geraldo Balduíno Horn
Seção III – Opinião
Para_onde_conduz_o_martelo_de_Nietzsche?
Louise Cristina Vieira
Seção IV – Resenhas
Ensinar_filosofia:_pressupostos_teóricos_e_metodológicos
Geraldo Balduíno Horn; Naldemir Maria Mendes
Fev/Mar/Abril/Mai 2013
Expressões do Filosofar e Formação de Professor
Seção I – Artigos
A_filosofia_como_disciplina_escolar
Américo Grisotto; Silvio Gallo
Politicas_de_formação_continuada_e_a_pratica_pedagógica_do_professor_de_filosofia
Zita Lago Rodrigues
Ecos_do_romantismo_no_cotidiano_escolar:_um_olhar_da_filosofia_
na_educa_básica
Arlindo Alberton; Carmen Fornari Diez
Educação_e_agir_comunicativo_em_Habermas
Gelson João Tesser
Seção II – Informativo NESEF
O NESEF_como_intelectual_público_e_coletivo
Coletivo NESEF 201 3
Seção III – Opinião
Dialética_da_impunidade
Cleber Dias de Araújo
Seção IV – Resenhas
As_perguntas_da_vida – Fernando SAVATER.
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes
A_educação_para_além_do_capital – István MESZÁROS.
Alexandre Alves Bezerra
OUT/NOV/DEZ 2012; JAN 2013
REVISTA DO NESEF – FILOSOFIA E ENSINO – EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO – ENSINO DE FILOSOFIA E POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL.
Seção I – Artigos
A_pratica_reflexiva_na_formação_do_filósofo_educador
Maurilio Gadelha Aires
O ensino_de_filosofia_na_atual_LDB_e_nas_orientações_curriculares_do_ensino médio
Cleder Mariano Belieri e Marta Sueli de Faria Sforni
O_ensino_da_filosofia_através_do_cinema:_pressupostos_teóricos_e_práticos a partir do projeto cineclube
Alessandro Reina
Repensando_a_licenciatura:_a_graduação_em_filosofia_e_a_formação_docente_para_o_nível_médio
Walter Luiz Mauch
Del_rigor:_epistemologia_y_educacion
Mauricio Langon
Seção II – Informativo NESEF
A_politica_educacional_e_o_ensino_de_filosofia_no_Paraná:_analise_do_NESEF
acerca_da_atual_conjuntura
Geraldo Balduíno Horn e Valéria Arias
ANEXO I
Carta_manifesto_do_Paraná_em_defesa_da_Filosofia
02/08/2008
ANEXO II
Carta_manifesto_em_defesa_da_filosofia_do_coletivo_de_professores_de_filosofia_doestado_do_Paraná
10/12/2010
ANEXO III
Posicionamento_dos_educadores_e_pesquisadores_do_coletivo_do NESEF_sobre_as_declarações_da_SEED_em_relação_ao_resultado_do_IDEB_do Paraná 2012
22/08/2012
Deixe um comentário