*Esclarecimento:
A partir de 2016, a REVISTA DO NESEF passou a ser veiculada também à  plataforma S.E.R. (Sistema Eletrônico de Revista) da UFPR. A partir dai, e por este motivo, os volumes e números de revista seguiram outro padrão. Favor verificar sempre o documento. 

Att,
Coletivo do NESEF

 

Ago/Dez 2019

A FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Obra Completa

Editorial/Apresentação
Coletivo do Nesef

 

Seção I – Artigos

Conversando sobre filosofia
Marcos Antônio Lorieri

Filosofia na infância
Claudinei Luiz Chitolina

 Filosofia na formação de professores
Paula Ramos de Oliveira

Tratar filosoficamente
Jorge Alves de Oliveira

A possibilidade do tempo
Magda Costa Carvalho

O filosofar na educação básica
Darcísio Natal Muraro
Claudiney José de Sousa

La philosophie pour les enfants
Nadia Beaudry

Educação filosófica na infância: elementos para pensar o ensino de filosofia
Raquel Aline Zanini
Geraldo Balduino Horn

Vicissitudes da presença da filosofia
Maria Teresa Santos

¿Estudiar o filosofia o praticarla?
Emili Azuara

 

Seção II – Informativo NESEF
Projeto Rumo Educação Popular

 

Seção III – Opinião
14 – Entrevista com Eliane A. Estevam Meneses, coordenadora do Projeto de Filosofia na Secretaria de Educação de Campo Mourão

Seção IV – Resenha
Mundo cruel: filosofia visual para crianças de Ellen Duthie e Daniela Martagón (Editora Boitatá)
Raquel Aline Zanini

 

Jul/Dez 2018
FILOSOFIA E ESCLARECIMENTO: RAZÃO PÚBLICA 
E ANÁLISE DE CONJUNTURA

Obra Completa

Editorial/Apresentação
Coletivo do Nesef

Seção I – Artigos

Em busca de (algo em) comum
Benito Eduardo Araujo Maeso

A disciplina de filosofia no contexto da política curricular nacional brasileira pós 1990
Ana Carolina Camargo Morello,
Geraldo Balduíno Horn
Valéria Arias

Cuidado do ser em Freire: dimensão ontológica do ser mais na educação
Cláudia Soave
Simone Côrte Real Barbier
Geraldo Antonio da Rosa

A ignorância histórica dos direitos humanos no Brasil
Bárbara Canto
Camila Sant‟Ana Vieira Ferraz Milek

Desejo e amor pela revolução: Marx e Espinosa
Marcos F. de Paula

Progresso e barbárie
Delcio Junkes

O direito de resistir: liberdade e política em Espinosa
Paulo Vieira Neto

Sessão II – Informativo NESEF

TRADUÇÃO: O espírito capitalista avançado e a partilha do juízo de verdade
Jacques Poulain. Tradução: Valter Romero Menon

Sessão III – Resenhas

Norbert Elias. Mozart, sociologia de um gênio.
Kamila C. Babiuki

Sessão IV – Opinião

Conferência: A covardia é a mãe da crueldade
Marilena Chauí

 

 

Jan/Jul 2018
Cinema, Filosofia e Educação

Obra Completa

APRESENTAÇÃO
Fernando Antônio Prado Gimenez

Seção I – Artigos

13 Reasons Why: uma análise filosófica a respeito do suicídio sob a ótica de Camus
Edson Renato Nardi, Leticia Rossi Feliciano Brigagão

Reflexões sobre ética, cinema e educação um estudo de caso
Alexandre Matias Silva, Danilo Rocha

O conceito de performance na personagem Olívia Evans em Boyhood
Francis Mary Soares Correia da Rosa, Oberdan Quintino

O sonho consciente relações entre o filme Waking Life (2001) e a filosofia de Ernst
Wellington Costa de Oliveira, Maurício Rasia Cossio

Pensando uma possível proposta filosófica a partir da filmografia de Denis
Alessandro Reina, Luiz Alberto Vieira Jr.

Seção II – Informativo do NESEF

Desmonte da Ciência e da Pesquisa no Brasil
Lafaiete Neves

O re-conhecimento dos estranhos-sem-nome da tradição fílmica do anti-herói em Akira Kurosawa à prática pedagógica
Douglas Henrique Antunes Lopes

Cineclubismo como atitude crítica e sua urgência
Weliton Alécio Tarelho

Seção III – Resenhas

Narradores de Javé Analfabetismo, Cultura e Memória
Ana Paula Remingio Vaz

Ensaio sobre a Cegueira: ética, sociedade e filosofia
Geraldo José Hillesheim

Seção Especial – Anexo

ENTREVISTA:
SUZANA AMARAL: UMA VIDA COM O CINEMA

 

Jul/Dez 2017
Reflexões sobre a Docência de Filosofia

Apresentação
Coletivo do NESEF

Seção I – Artigos

Edificando-educando
Márcia Heck, Vanice dos Santos, Bruna Tratz Passos

A filosofia no ensino médio à luz da perspectiva socrática da reflexão e do questionamento
Maurilio Gadelha Gadelha Aires

Educação pensada a partir da infância como categoria filosófica
Ofélia Maria Marcondes, Rita de Cássia de Campos Andery, Sandro Adrian Baraldi

A relação congruente de educação filosófica, autonomia e tecnologias
Luciana Souza de Oliveira Costa, Luciana Nunes Garcia Ferreira, Priscila Schneider

Implicações éticas da construção do conhecimento: desafios para a prática da docência e da investigação científica
Antonio Joaquim Severino

Super Heróis e outros mitos modernos Aplicação pedagógica para reflexões filosóficas e formação ético-moral de jovens e crianças
João Carlos Fuentes

Seção II – Informativo NESEF

A luta de Sísifo para a manutenção da filosofia no Ensino Médio
Alexsander Machado, Emerson Nogueira, Luis Otávio M. Fiori

Manifesto do Coletivo do NESEF em repúdio ao Projeto
Coletivo do NESEF

MANIFESTO DE ENTIDADES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO SOBRE O GOVERNO PROVISÓRIO
Entidades Nacionais. AbdC/ANFOPE/ANPAE/ANPEd/CEDES/FÓRUMDIR

Nota de Repudio ao Programa Escola Sem Partido
Grupefe / Grupec

 

Fev/Mar/Abr/Mai 2016
FILOSOFIA, ARTE E MILITÂNCIA DOCENTE

Apresentação
Coletivo do NESEF

Seção I – Artigos

Honestidade intelectual ética e responsabilidade do pesquisador
lvino Moser

Fotografia -Uma perspectiva ontológica em foco
Joel Staviski

Nietzsche e a educação Schopenhauer como exemplo de educador
Luciana Vieira de Lima

O filme Medianeras sob a perspectiva da reificação e o ensino de Filosofia
Gilberto Miranda Jr

Leminski e a inversão do pensamento clássico cartesiano
Adriel Fonteles de Moura

Seção II – Informativo do NESEF

ECONOMIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NACIONAL: Historicidade e Conjuntura
Valeria Arias

Manifesto do Coletivo do NESEF e Organizações Civis em Defesa da Gestão Democrática da Política Educacional
Coletivo do NESEF

Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dosas estudantes-jovens paranaenses
Coletivo do NESEF

Seção III – Opinião

APP-SINDICATO –DA FILANTROPIA À LUTA DE CLASSES
Romeu Gomes de Miranda

Notas sobre a autonomia relativa do professor e seu cerceamento constante
João Wanderley Geraldi

A formação permanente do professor –um imperativo ético
Pedro Elói Rech

Seção IV – Resenhas

Educação e emancipação. Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. Tradução Wolfang Leo Maar. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1995.]
Fernanda Ribeiro de Almeida

Protágoras. PLATÃO. Tradução, Introdução e Notas de Ana da Piedade Elias Pinheiro. Lisboa Relógio D`Água Editores, 1999.
Renata Covali Cairolli Achlei

 

Jun/Dez 2015
Educação Filosófica no contexto das Políticas Educacionais

Obra Completa

Seção I – Artigos

A_hermenêutica_de_profundidade_e_a_análise_dos_discursos_presentes_nas_atuais_políticas_educacionais
Iziquiel Antônio Radivanskei; Sergio Luis do Nascimento

Ensino_de_filosofia_e_filosofia_africana:_dimensões_metafilosóficas_na_discussão
curricular
Wanderson Flor do Nascimento

O_ENEM_e_a_leitura_de_textos_filosóficos:_análise_de_alguns_parâmetros_para_a_
sala_de_aula
Silvio Ricardo Gomes Carneiro

Em_torno_a_desafios_e_a_proposituras:_a_educação_filosófica_na_formação_de_
professores_de_filosofia
Flavio Carvalho

A_crítica_nietzschiana_da_cultura_moderna_na_primeira_consideração_extemporânea David_Strauss_o_confessor_e_o_escritor
Luciana Vieira de Lima

Seção II – Informativo do NESEF

Manifesto_do_coletivo_do_NESEF_em_apoio_ao_movimento_dos_trabalhadores_em_educação_pública_do_Paraná
Coletivo do NESEF

 

Jan/Jun 2015
Filosofia e Diferentes Perspectivas de Educação Filosófica

Obra Completa

Seção I – Artigos
Parte I: Educação Filosófica e experiência do filosofar

Metodologia_para_a_educação_filosófica_na_Educação_Básica
Rui Valese

Redes_sociais,_educação_e_engajamento_político:_apontamentos_foucaultianos
Luis Fernando Lopes

Olimpíadas_de_filosofia_do_NESEF:_a_experiência_do_filosofar_no_Ensino_Médio
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes; Geraldo Balduíno Horn

Parte II – Filosofia: Autores e Conceitos

A_superação_política_da_totalidade_a_partir_do_pensamento_de_Enrique_Dussel
numa perspectiva_filosófica_e_sociológica
Altair Gabardo Percicotty

O_símbolo_e_as_tensões_judicativas_em_Kant
Luciano Ezequiel Kaminski

Tradução:_Dissertação_sobre_a_liberdade
Guilherme Augusto Guedes; Nelson Carvalho Neto

Seção II – Informativo NESEF

Manifesto_do_coletivo_do_NESEF_e_Organizações_Civis_em_defesa_da_gestão_
democrática_da_política_educacional
Coletivo do NESEF

Seção III – Resenhas

Resenha: CHAUÍ, Marilena:_Livro_didático do ensino médio,_iniciação à filosofia, 2.ed, São Paulo, Ática 2013.
Elio da Silva

Resenha: FIGUEIREDO, Vinícius de (Org.)
Livro_didático:_filosofia,_temas_e_percursos. Curitiba: Berlendis & Vertecchia editores, 2013
Fernando Del Lama

Resenha: COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna._Livro_didático:_Fundamentos_de_Filosofia, São Paulo: Saraiva, 2013
Alceu Cordeiro Fonseca Junior; Luciana Vieira de Lima

Resenha: GALLO, S._Livro_didático: Filosofia,_experiencia_do_pensamento. São Paulo: Scipione, 2013
Alessandro Reina; Wilson José Vieira

 

Setembro 2014 …… Edição Especial 
Teoria e Prática do ensino da Filosofia: metodologias e vivências filosóficas na Educação Básica 

Obra Completa

Seção I – Artigos

Olimpíadas_de_filosofia_do_estado_de_São Paulo:_práticas_colaborativas_do_ensino_aprendizagem_filosófico
Patrícia Del Nero Velasco

O_ensino_de_filosofia_na_modalidade_EJA_para_alunos_em_privação_de_liberdade
Maurício Fernando Bozatski

Regência_de_aulas_de_filosofia_no_ensino_médio_de_uma_rede_pública_de_ensino:relato_de_experiência
Thiagoa Ferreira dos Santos

Que_é_necessário_para_ser_feliz:_uma_reflexão_a_partir_do_pensamento_Epicurista
Danie Donato Piasecki

Ensinando_adolescentes_a_ensinar_filosofia:_apontamentos_reflexivos
Daniel Soczek

O_ensino_de_filosofia_e_a_pratica_pictuliterária:_percebendo_o_que_pode_um_texto e_a_arte_(Deleuze, Guattari, Kafka)
Paulo Roberto Schneider

Uma_experiencia_metodológica_de_estudos_no_ensino_de_filosofia_no_ensino médio
David Velanes de Araújo; Ângela Maria Costa

O_diálogo_nas_aulas_de_filosofia_do_ensino_médio
Cleder Mariano Belieri

Programa_institucional_de_bolsa_de_iniciação_à_docência Filosofia/UFSM:Dispositivo_de_práticas_docentes
Tatiana de Mello Ribeiro; Elisete M. Tomazetti

Café_filosociológico_e_a_experiencia_do_pensar
Luciana da Silva Teixeira

Reflexoes_sobre_o_conceito_de_felicidade_mediadas_pelo_método_cartesiano
Rui Valese

 

Jan/Jun 2014
Educação Filosófica, ensino de Filosofia e política educacional: análises e perspectivas.

Obra Completa

Seção I – Artigos
Parte I – Educação Filosófica e políticas para o ensino de Filosofia

O_papel_do_professor_e_a_função_interdisciplinar_da_filosofia
Jorge Luiz Viesenteiner

Uma_defesa_da_leitura_dos_clássicos_no_ensino_médio
Glauber Cezar Klein; Diógenes Galdino Morais Silva

Análise_dos_trabalhos_publicados_nos_livros_do_”Simpósio_Sul_Brasileiro_Sobre
Ensino_de_Filosofia”_que_versam_sobre_TIC_e_ensino_de_filosofia
Simone Becher Araújo Moraes; Elisete Medianeira Tomazetti

A_filosofia_e_o_tutor_em_EAD_no_Maranhão
Gabriel Kafure da Rocha

Para_um_ensino_de_filosofia_que_contribua_com_a_elaboração_do_luto_na_
adolescência
Felipe de Jesus Sabadini

A_relevância_do_ensino_da_filosofia_existencial_na_educação_básica
David Velanes de Araùjo

Parte II – Filosofia: Autores e conceitos

Miguel_de_Unamuno:_a_educação_e_a_pedagogia
J. M. de Barros Dias

Tempo_e_temporalidade_em_Heidegger_a_partir_da_ótica_de_Benedito_Nunes
Bruno Thompis Alves Siqueira Barbosa

Seção II – Informativo NESEF

Carta_manifesto_do_coletivo_do_NESEF-UFPR
em_repúdio_ao_desrespeito_às_prerrogativas_do_Direito_Universal_à_Educação no Estado do Paraná e apoio a educação de jovens e adultos
Coletivo NESEF

Manifesto_do_coletivo_do NESEF-UFPR_em_repúdio_ao_PL_6840/2013_
em_tramitação_no_congresso_nacional
Coletivo NESEF

Seção III – Opinião

Estado_de_exceção,_violência_politica_e_historia
Cleber Dias de Araújo

O_artigo_6_da_LDB_e_a_perda_do_papel_educacional_das_famílias
Wagner Luís Barbosa

 

Jun/Jul/Ago/Set 2013
Desafios Epistemológicos e Políticos da Filosofia na Escola Básica

Obra Completa

Seção I – Artigos

Ensinar_filosofia_ou_instigar_a_pensar? O_desafio_Kantiano_na_realidade_do_ensino médio
Anita Helena Schlesener

Das_especificidades_da_filosofia_ao_seu_ensino
Antonio Edmilson Paschoal

O_lugar_do_pensamento_no_ensino_da_filosofia
Paulo Henrique Fernandes Silveira

O_uso_de_mapas_conceituais_para_leitura_de_textos_filosóficos_em_sala_de_aula no ensino_médio
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes; Edson Teixeira de Rezende

Seção II – Informativo NESEF

Filosofia_ensino_e_currículo:_da_legalidade_a_legitimidade
Geraldo Balduíno Horn

Seção III – Opinião

Para_onde_conduz_o_martelo_de_Nietzsche?
Louise Cristina Vieira

Seção IV – Resenhas

Ensinar_filosofia:_pressupostos_teóricos_e_metodológicos
Geraldo Balduíno Horn; Naldemir Maria Mendes

 

Fev/Mar/Abril/Mai 2013
Expressões do Filosofar e Formação de Professor

Obra Completa

Seção I – Artigos

A_filosofia_como_disciplina_escolar
Américo Grisotto; Silvio Gallo

Politicas_de_formação_continuada_e_a_pratica_pedagógica_do_professor_de_filosofia
Zita Lago Rodrigues

Ecos_do_romantismo_no_cotidiano_escolar:_um_olhar_da_filosofia_
na_educa_básica
Arlindo Alberton; Carmen Fornari Diez

Educação_e_agir_comunicativo_em_Habermas
Gelson João Tesser

Seção II – Informativo NESEF

O NESEF_como_intelectual_público_e_coletivo
Coletivo NESEF 201 3

Seção III – Opinião

Dialética_da_impunidade
Cleber Dias de Araújo

Seção IV – Resenhas

As_perguntas_da_vida – Fernando SAVATER.
Ademir Aparecido Pinhelli Mendes

A_educação_para_além_do_capital – István MESZÁROS.
Alexandre Alves Bezerra

 

OUT/NOV/DEZ 2012; JAN 2013
REVISTA DO NESEF – FILOSOFIA E ENSINO – EDIÇÃO ESPECIAL DE LANÇAMENTO – 
ENSINO DE FILOSOFIA E POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL.

Obra Completa

Seção I – Artigos

A_pratica_reflexiva_na_formação_do_filósofo_educador
Maurilio Gadelha Aires

O ensino_de_filosofia_na_atual_LDB_e_nas_orientações_curriculares_do_ensino médio
Cleder Mariano Belieri e Marta Sueli de Faria Sforni

O_ensino_da_filosofia_através_do_cinema:_pressupostos_teóricos_e_práticos a partir do projeto cineclube
Alessandro Reina

Repensando_a_licenciatura:_a_graduação_em_filosofia_e_a_formação_docente_para_o_nível_médio
Walter Luiz Mauch

Del_rigor:_epistemologia_y_educacion
Mauricio Langon

Seção II – Informativo NESEF

A_politica_educacional_e_o_ensino_de_filosofia_no_Paraná:_analise_do_NESEF

acerca_da_atual_conjuntura
Geraldo Balduíno Horn e Valéria Arias

ANEXO I
Carta_manifesto_do_Paraná_em_defesa_da_Filosofia
02/08/2008

ANEXO II
Carta_manifesto_em_defesa_da_filosofia_do_coletivo_de_professores_de_filosofia_doestado_do_Paraná
10/12/2010

ANEXO III
Posicionamento_dos_educadores_e_pesquisadores_do_coletivo_do NESEF_sobre_as_declarações_da_SEED_em_relação_ao_resultado_do_IDEB_do Paraná 2012
22/08/2012