A edição d’O Sísifo de junho coloca em cena as consequências das atuais políticas educacionais do Estado do Paraná no processo da formação escolar.

Nesse sentido, na primeira matéria, “Sobre a Instrução Normativa e a ilegalidade no Ensino Médio”, as autoras Veronica Yurika Mori, Edimara Domingues de Oliveira e Carolina Maria Amaral mostram o sentido que subjaz a Instrução 011/2020, publicada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) ao fazer alterações na matriz curricular das escolas estaduais de Ensino Médio do Paraná.

Em seguida, na mesma esteira, Avanir Mastey, com o texto “No apagar das luzes do ano de 2020” (referindo-se à Instrução Normativa) evidencia, por um lado, o sentimento de indignação que tomou conta dos(as) professores(a) e da comunidade escolar, por outro, o apoio que o Coletivo de Humanidades recebeu de dezenas de instituições de pesquisa acadêmica, de entidades sindicais, câmaras municipais, de movimentos sociais, de pais/mães/responsáveis e estudantes que se revoltaram contra a forma autoritária como a educação vem sendo tratada no Paraná.

Por fim, o texto “Sobre a Sociologia no contexto do Ensino Médio”, de Verônica Yurika Mori, a partir de uma perspectiva freiriana, mostra a importância de pensar a disciplina de Sociologia considerando a “conexão entre os conteúdos do conhecimento escolar e os interesses, os temas e as problemáticas do cotidiano do aluno e da aluna.”

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JORNAL O SÍSIFO (VOL- 4-Nº 6 – JUNHO – 2021)

Saudações filosóficas!