As Olimpíadas de Filosofia começaram a ser organizadas por professores e estudantes em diferentes regiões do planeta depois da publicação da Carta de Paris, quando participantes das jornadas internacionais de estudo “Filosofia e Democracia no Mundo”, organizadas pela UNESCO em Paris, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 1995, afirmaram: “Consideramos que a atividade filosófica, que não subtrai nenhuma ideia à livre discussão, que se esforça em precisar as definições exatas das noções utilizadas, em verificar a validade dos raciocínios, em examinar com atenção os argumentos dos outros, permite a cada um aprender a pensar por si mesmo” (CARTA DE PARÍS).
A Olimpíada de Filosofia nasceu da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olimpíadas pretendem convidar os estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, por meio da olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução, interação e participação dos colaboradores.
Seguindo o mesmo espírito, a Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio tem sua origem em experiências realizadas em diferentes espaços filosóficos, especialmente na Olimpíada de Filosofia do Núcleo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (NESEF) realizadas em 2011, 2012, 2013 e 2014.
A Olimpíada de Filosofia do Ensino Médio 2016 reunirá em Curitiba nos dias 10 e 11 de novembro de 2016 estudantes e professores para um encontro filosófico, cujo objetivo não é competição, mas sim a cooperação por meio da investigação de problemas filosóficos, pela soma de ideias, pela troca de experiências e na busca de soluções.
O tema geral da Olimpíada de Filosofia no Ensino Médio é “Experiência do Filosofar”. A ampla delimitação do tema possibilita que os participantes investiguem e dialoguem sobre os problemas da vida cotidiana a partir de si, de sua escola, do seu lugar, da sua cidade, do Brasil e América Latina, e do mundo pois “que os problemas de que trata a filosofia são os da vida e da existência dos homens considerados universalmente” (CARTA DE PARIS).
A proposta pedagógica desta olimpíada pode se constituir numa mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de da disciplina de filosofia no ensino médio.
Todas as informações sobre como participar estão no site: www.olimpiadadefilosofia.com.br
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