II Olimpíada Filosófica do NESEF – 2012
Em 20 de novembro de 2012, na Universidade Federal do Paraná, aconteceu a II Olimpíada Filosófica do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia) com a participação de 110 trabalhos inscritos por escolas de 24 Núcleos Regionais de Ensino. O evento foi organizado por uma equipe do NESEF e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e com o apoio da APP-Sindicato.
A II Olimpíada Filosófica do NESEF foi marcada pelo espírito republicano e democrático da cultura e do modus operandi da Filosofia que, por meio da indagação, do espanto e da dúvida, inaugurado pelos gregos há mais de 2600 anos, fez e faz do passado seu presente, e do presente, um só tempo e um só verbo: filosofar. Esse sentido fez-se presente desde a abertura do evento com manifestações artísticas realizadas pelo músico e artista João Bello e apresentação teatral dirigida pelo professor de Filosofia Márcio Pheper com atores e atrizes, alunos do Colégio Estadual do Paraná.
Em sintonia com o teor filosófico da Declaração de Paris para a Filosofia e com os inúmeros manifestos, cartas e moções publicadas nos últimos anos, a II Olimpíada Filosófica visou estimular o desenvolvimento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes e professores a partir da interpretação e compreensão de conceitos e problemas filosóficos presentes tanto nos textos clássicos da História da Filosofia, como na vida real dos homens e das mulheres de “carne e osso” que vivem do seu trabalho e lutam todos os dias para produzir sua existência com dignidade.
Durante o evento, aproximadamente 200 professores de Filosofia e alunos do Ensino Médio, assinaram um documento em protesto à forma como a Secretaria de Educação vem discutindo a Matriz Curricular. Segue, na íntegra, o teor do documento:
“Nós, professores e estudantes de Filosofia da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado do Paraná, reunidos em 20 de novembro de 2012, na etapa final da II Olimpíada Filosófica do NESEF, abaixo assinados, vimos manifestar nossa preocupação e repúdio em relação à forma como a Secretaria de Educação do Estado (SEED) encaminhou a discussão sobre a Matriz Curricular Única e tornou pública sua posição de retirar, arbitrariamente, uma das aulas de Filosofia e de Sociologia de no primeiro ano do Ensino Médio. Medida essa tomada com base no argumento de que é necessário, para melhorar os resultados do IDEB no Paraná, ampliar as aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa decisão é frontalmente contrária tanto ao Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 05/2011 que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 24/01/2012, quanto à Resolução nº 02/2012, publicada no Diário Oficial em 30/01/12. Os dois documentos oficiais reafirmam a importância das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Currículo do Ensino Médio. Assim sendo, reafirmamos o conteúdo da Carta Manifesto do Nesef (2010) e do Manifesto do Coletivo do Nesef (2012), especialmente, em ralação à defesa e à manutenção de, no mínimo, duas aulas semanais de Filosofia, Sociologia e demais disciplinas, como condição necessária para a realização do trabalho pedagógico.”
Curitiba, 21 de novembro de 2012.
Geraldo Balduíno Horn
Coord. NESEF
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