1. TEMA GERAL: FILOSOFAR
1.1 TÍTULO: Experiência do Filosofar
1.2 Subtítulo: com base no tema e no título geral cada trabalho poderá apresentar um título específico de acordo com o interesse dos participantes.
2. OBJETIVO GERAL
A IV Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR destina-se aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas a fim de que produzam trabalhos filosóficos orientados por seus professores como mediadores no processo de pesquisa e produção filosófica. Tem como objetivo estimular atividades que permitam o estudante do Ensino Médio o estudo e a leitura de textos filosóficos, bem como a analise crítica das suas relações com a sociedade.
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Possibilitar uma efetiva contribuição da Filosofia à formação dos estudantes do Ensino Médio, participantes da olimpíada;
– Estimular o desenvolvimento do espírito crítico e dialógico entre os estudantes;
– Desenvolver nos jovens o interesse pela leitura e produção de textos filosóficos, bem como de realizar diálogo filosófico investigativo;
– Produzir e ler, de maneira filosófica, textos de distintas expressões e estruturas;
– Vivenciar o questionamento, a investigação de conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar por meio da prática coletiva de filosofar;
– Construir um espaço favorável para uma postura filosofante individual e coletivamente;
– Promover a interface entre a Filosofia e as outras formas do conhecimento;
– Promover a integração entre os estudantes e os professores participantes da Educação Básica e Ensino Superior.
3. JUSTIFICATIVA
A IV Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR nasce da convicção de que as questões filosóficas aparecem na vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento das diferenças, as olimpíadas pretendem convidar os estudantes para o exercício de investigação solidária num clima que pretende ser, não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. A proposta é que, por meio da Olimpíada, processos filosóficos sejam construídos por meio do estudo, da interlocução, interação e participação dos colaboradores. Tendo como foco o trabalho pedagógico com a Filosofia no Ensino Médio, a proposta pedagógica desta Olimpíada pode se constituir numa mediação agregadora dos interesses de estudantes e professores, fortalecendo e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre nas aulas de Filosofia.
4. PROPOSTA PEDAGÓGICA DA IV OLÍMPÍADA FILOSÓFICA
4.1 Conteúdos:
A IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR será realizada tendo como referência os seguintes conteúdos Estruturantes das DCE de Filosofia: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento (Lógica), Ética, Filosofia Política, Filosofia da Ciência e Estética.
4.2 Sugestões de textos clássicos:
4.2.1 Os trabalhos inscritos na A IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverão ter como fundamento os textos clássicos de Filosofia e análise de sua relação com a sociedade.
4.2.2 Para orientar a produção dos trabalhos sugerimos uma relação de textos clássicos dentre os quais o professor orientador (Mediador da Atividade) poderá selecionar aquele que julgar adequado à produção, desde que relacionados ao item 4.1 deste regulamento.
4.2.3 Textos indicados:
a. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro I. Trad. Gama Kury, M. Nova Cultural, São Paulo, 1996. (Coleção Os Pensadores).
b. BACON, F. Novum Organum ou Verdadeiras Indicações Acerca da Interpretação da Natureza (Livro I). Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999. Páginas 31 a 98.
c. DESCARTES, R. Meditação Metafísicas – Meditação Primeira e Meditação Segunda. Trad. Guinsburg, J. e Prado Jr. Nova Cultural, São Paulo, 1991. (Coleção Os Pensadores)
d. DESCARTES, R. O Discurso do Método. Trad. Bento Prado Jr. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 4. ed. (Coleção Os Pensadores)
e. FOUCAULT, M. Disciplina (terceira parte). Vigiar e Punir. 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2003. Páginas 115 a 192.
f. HANS JONAS. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (capítulo 1). Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
g. MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Trad. Lívio Xavier. São Paulo: Nova Cultural, 1987, 4. Ed. (Coleção Os Pensadores)
h. MERLEAU-PONTY, M. Einstein e a crise da razão”. In: Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 213-219.
i. MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. Trad. Fábio Landa; Eva Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Capítulos III, IV e V.
j. NIETZSCHE, F. Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-moral. Trad. Torres Filho, R. Em: Antologia de Textos Filosóficos. Marçal, J. (org.), SEED, Paraná, 2009 (p. 530 – 541). Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/cadernos/antologia_completa.pdf
k. PLATÃO. A República Livro X. São Paulo, Martins Fontes, 2006.
l. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Coleção Os Pensadores.
m. ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Nova Cultural, São Paulo, 1991. (Coleção Os Pensadores).
n. TÓMAS DE AQUINO. (Sobre a prudência). Suma Teológica. Volume V, 2ª parte da 2ª parte, questões – XLVII – LVI. 2 ed, Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes; Livraria Sulina Editora; Universidade de Caxias do Sul, 1980. Páginas 2409 a 2479.
o. THOMAS KUHN. A função do dogma na investigação científica. IN: A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. ORG. Jorge Dias Deus. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
p. PARANÁ. SEED. Antologia de Textos Filosóficos Marçal, J. (org.). Curitiba, 2009. Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/cadernos/antologia_completa.pdf
q. Outros clássicos da Filosofia.
4.3 Critérios de participação dos trabalhos.
4.3.1 Poderão participar da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR os trabalhos atenderem às exigências dos seguintes critérios no processo de elaboração:
a) Fazer uso do texto clássico de filosofia;
b) Desenvolver o conteúdo do trabalho mantendo a coerência entre o texto estudado e o tema central da Olimpíada.
c) Desenvolver problemas e conceitos filosóficos;
d) Demonstrar o entendimento dos educandos por meio do trabalho produzido;
e) Explicitar a metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho;
f) Demonstrar objetividade na utilização de diversas tecnologias da informação e comunicação;
g) Desenvolver relação do tema com a realidade social.
h) Não poderão ser aceitos para participar da IV Olímpiada Filosófica do NESEF/UFPR os trabalhos que apresentem conteúdo que façam menção ou incentivem o preconceito, discriminação, incitação à violência e uso de drogas, ou façam uso de linguagem inadequada aos fins pedagógicos ou de qualquer ação que possa incorrer em ilícito penal.
4.4 Formatos de produção dos trabalhos
4.3.2 Para participar da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR os trabalhos deverão atender as exigências de um dos seguintes formatos:
I. DEBATE: o trabalho deverá considerar a pertinência do debate em relação ao tema central da olimpíada; a coerência interna do discurso, não só do individual, mas também do que circula e se constrói no seio do grupo; a capacidade de síntese, de análise, de dar exemplos, de relacionar e comparar; a criatividade; a construção e formulação de problemas e conceitos filosóficos.
a) Debate: com base na discussão em torno de um conteúdo investigado, o grupo deverá organizar um debate de acordo com uma metodologia escolhida previamente. Esta atividade deverá ser filmada e gravada em DVD, editada em formato MPG, com duração máxima de 15 minutos a fim de ser exibido no evento regional e/ou estadual de socialização dos trabalhos da Olimpíada.
b) Pôster (90 cm por 100 cm): produzir um pôster apresentando a experiência filosófica realizada com os seguintes elementos: título, formato, objetivo, problemática filosófica com a indicação dos textos e conceitos trabalhados, metodologia utilizada, imagens de registro da atividade e referências. O pôster deverá fazer parte da abertura do vídeo do trabalho e estes deverão ser apresentados juntos, no momento da socialização da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR.
VER EXEMPLO NO HIPERLINK: http://www.youtube.com/watch?v=Ehmiyvg1368
II. PRODUÇÃO DE TRABALHO ARTÍSTICO-FILOSÓFICO: o trabalho deverá considerar a pertinência do trabalho em relação ao tema central da olimpíada, a potencialidade de cada trabalho em estimular o debate coletivo, a incidência sobre a produção de conceitos e problemas filosóficos, a criação estética na medida em que contribua para as finalidades acima descritas.
a) Produção teatral: com base no estudo dos textos filosóficos deverá ser produzido um roteiro para teatro. Deverá ser encenada a peça teatral, ou alguma cena relevante para problematização e compreensão do conteúdo estudado. A encenação deverá ser filmada e gravada em DVD e editada em formato MPG, com duração máxima de 15 minutos.
b) Pôster (90 cm por 100 cm): produzir um pôster apresentando a experiência filosófica realizada com os seguintes elementos: título, formato, objetivo, problemática filosófica com a indicação dos textos e conceitos trabalhados, metodologia utilizada, imagens de registro da atividade e referências. O pôster deverá fazer parte da abertura do vídeo do trabalho e estes deverão ser apresentados juntos, no momento da socialização da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR.
VER EXEMPLO NO LINK: http://www.youtube.com/watch?v=54z8ffCydUI
III. EDUCOMUNICAÇÃO: o trabalho deverá considerar pertinência do trabalho em relação ao problema central da Olimpíada, a potencialidade do trabalho em provocar o debate coletivo, a incidência sobre a produção de conceitos e problemas filosóficos, a uso de tecnologias educacionais, na medida em que contribua para as finalidades acima descritas.
a) Rádio Escola: produzir um programa de rádio utilizando o roteiro escrito e apresentar aos alunos da escola. O programa deverá ser gravado em CD, editado em formato MP3, com duração máxima de 15 minutos.
VER EXEMPLO NO HIPERLINK: http://www.youtube.com/watch?v=p5jqyzDAcpA
b) Vídeo Escola: produzir um vídeo utilizando o roteiro escrito e apresentar aos alunos da escola. O vídeo deverá ser gravado em DVD e editado em formato MPG, com duração máxima de 15 minutos.
VER EXEMPLO NO LINK: http://www.youtube.com/watch?v=2FnZEMYoujI
c) Jornal Escola: produzir um jornal utilizando o roteiro escrito e distribuir aos alunos da escola. A partir dos conteúdos do jornal organizar debates com os alunos leitores. O jornal editorado o relato da experiência, a ser salvo em PDF.
d) Pôster (90 cm por 100 cm): ao optar por um formato de apresentação o grupo deverá produzir um pôster apresentando a experiência filosófica realizada com os seguintes elementos: título, formato, objetivo, problemática filosófica com a indicação dos textos e conceitos trabalhados, metodologia utilizada, imagens de registro da atividade e referências. O pôster deverá fazer parte da abertura do trabalho e estes deverão ser apresentados juntos no momento da socialização da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR. No caso da produção de rádio o pôster deverá ser apresentado logo no início do programa. No caso de produção de Vídeo Escola o pôster deverá exibido no início do vídeo. No caso de Jornal Escola o pôster deverá fazer parte do próprio jornal.
5. ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL DA IV OLIMPÍADA FILOSÓFICA DO NESEF/UFPR
5.1 ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL: a ser realizada em eventos regionais ou municipais sob a responsabilidade dos professores de Filosofia da região ou municipal que se organizar para esse fim.
5.1.1 ORGANIZAÇÃO DA ETAPA REGIONAL
a) Em cada região/município deverá ser formada uma comissão organizadora composta por no mínimo quatro (04) pessoas para organizar a ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR. A comissão poderá ser composta por alunos, professores, pedagogos das escolas participantes.
b) A socialização da etapa regional da ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverá ser realizada com a participação dos alunos e professores das escolas da região no decorrer do 2º semestre de 2014 ou no primeiro bimestre de 2015.
c) A comissão regional de organização IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR definirá a data de realização da socialização da ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL e fará a divulgação aos professores e estudantes do Ensino Médio da região ou município.
d) É de responsabilidade da comissão organizadora o assessoramento e acompanhamento dos professores e estudantes na produção dos trabalhos, realizando possíveis adequações às exigências do regulamento da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR.
e) A organização das apresentações dos trabalhos da ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverá ocorrer em uma única data reunindo os trabalhos de todas as Escolas (colégios) da região ou do município.
f) A ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverá ser divulgada a toda comunidade escolar, como país, professores, comunidade em geral, Instituições de Ensino Superior, autoridades locais.
g) A ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverá ser inaugurada com uma cerimônia de abertura.
h) A comissão organizadora da ETAPA REGIONAL/MUNICIPAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR deverá divulgar o evento na mídia local, tanto sua preparação como seus resultados.
i) A comissão organizadora deverá encaminhará para O NESEF/UFPR os trabalhos que atenderem os critérios estabelecidos neste regulamento para participarem da ETAPA ESTADUAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR.
j) Os materiais editados a serem enviados devem estar de acordo com as especificações do item 4.3 por meio eletrônico a ser informado pela Coordenação da IV Olímpiada Filosófica do NESEF/UFPR.
5.1.2 INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS ETAPAS REGIONAL E ESTADUAL
a) Para participar da ETAPA REGIONAL (e posteriormente da ETAPA ESTADUAL) da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR os estudantes, orientados pelo (a) professor (a) de Filosofia da Escola deverão desenvolver os trabalhos optando por um dos formatos descritos no item 4.3.
b) O (a) professor (a) orientador (a) deverá realizar a inscrição dos trabalhos junto à comissão organizadora de sua região/município.
c) As atividades de preparação para a primeira etapa IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR poderão ocorrer durante as aulas de Filosofia ou em outro momento, a critério da escola e do (a) professor (a) orientador (a) até o mês de abril de 2015. .
d) O tema e o conteúdo escolhido pelo (a) professor (a) e alunos (as) serão objeto de atividades didático-pedagógicas que façam uso de metodologias do processo de ensino e aprendizagem filosófica e deverão atender às exigências o item 4 deste regulamento.
e) Somente serão aceitos para participar das ETAPAS REGINAIS E ESTADUAL da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR os trabalhos que estiverem adequados à proposta pedagógica da Olimpíada e nos critérios definidos neste regulamento.
f) Somente serão aceitos para participar da ETAPA ESTADUAL os trabalhos apresentados na ETAPA REGIONAL.
6 ETAPA ESTADUAL DA IV OLIMPÍADA FILOSÓFICA DO NESEF/UFPR
a) A ETAPA ESTADUAL da IV Olimpíada Filosófica do NESEF/UFPR, destinada a professores e alunos e, será realizada na UFPR em Curitiba com data prevista para o final do mês de maio de 2015.
b) Poderão participar estudantes da equipe que irá apresentar o trabalho. Sendo que a responsabilidade pela segurança e transporte do (a) estudante é inteiramente do (a) professor (a) e da direção da escola (colégio) onde foi este (a) estuda. As despesas com transporte e hospedagem deste participante também será responsabilidade da escola (colégio) onde ele (a) estuda ou de seu professor ou professora.
c) Os trabalhos enviados à IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR serão analisados por um Comitê Científico, que observará o contido nas exigências deste regulamento para aceitação dos trabalhos.
d) Após divulgar os trabalhos aceitos para apresentação o Comitê Científico os organizará em mesas por Conteúdos Estruturantes para que sejam apresentados oralmente pelos professores com a exibição do material produzido.
e) Os trabalhos que estiverem de acordo com os critérios estabelecidos neste regulamento serão aceitos e apresentados na IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR.
f) Os trabalhos serão apresentados por categoria, em mesas de discussão que ocorrerão a partir da exibição das gravações dos trabalhos selecionados seguidas da apresentação oral dos alunos e professores.
7 CERTIFICAÇÃO
7.1 O professor orientador e os alunos responsáveis pelos trabalhos inscritos e apresentados na Etapa Estadual receberão certificado de 40 horas emitido pelo NESEF/UFPR;
7.2 O professor orientador, que apresentar um paper relatando a experiência realizada com os alunos no processo de criação do trabalho e participação da IV Olimpíada de Filosofia do NESEF/UFPR, receberá do NESEF um certificado de 12 horas.
8 CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO
a) AGOSTO DE 2014 – Inscrição dos trabalhos junto à comissão organizadora regional/municipal.
b) NOVEMBRO DE 2014 – Prazo máximo para socialização dos trabalhos nas etapas regionais da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR
c) MARÇO DE 2015 – Prazo máximo para envio dos materiais ao NESEF/UFPR. A forma de envio dos trabalhos ao NESEF será divulgada por meio de informativos divulgados nos seguintes endereços:
https://www.facebook.com/olimpiada.filosofica.
http://www.nesef.com.br/olimpiada/
https://www.facebook.com/pages/NESEF-N%C3%BAcleo-de-Estudos-e-Pesquisas-Sobre-o-Ensino-de-Filosofia/523100274483654?ref_type=bookmark
d) 29/05/2015 – Data da realização da ETAPA ESTADUAL
7 CASOS OMISSOS
Os casos omissos serão analisados e deliberados pela comissão organizadora da IV Olimpíada filosófica do NESEF/UFPR.
COMISSÃO ORGANIZADORA DA IV OLIMPÍADA FILOSÓFICA DO NESEF/UFPR
Deixe um comentário